Marketing Digital:Quem não marca presença na Web não tem relevância

como-funciona-marketing-digital-capa

Marketing digital: quem não marca presença na web não tem relevância

Conseguir espaço no mercado está cada vez mais difícil, sendo necessário competir com concorrentes fortes. Isso fez com que recursos, como a internet e os dispositivos digitais, se desenvolvessem como ótimas ferramentas de publicidade, afinal de contas, com os Smartphones, temos literalmente a Internet no bolso.

87% dos usuários de internet possuem um Smartphone.

Atualmente, nos encontramos na era da informação, em que tudo acontece de uma forma muito rápida e consumimos cada vez mais conteúdo. O Marketing Digital se insere nisso, utilizando o conteúdo para engajar com as pessoas, gerar valor de produtos e serviços e consequentemente vender mais.

A importância do ambiente virtual para sua empresa

como-funciona-marketing-digital-01

Hoje em dia, a pequena empresa que não tem um site ou blog está perdendo oportunidades reais de crescimento, perdendo a possibilidade de conquistar novos clientes e parceiros.

Desse modo, investir na criação de plataformas virtuais para sua empresa é vantajoso, sendo que conta com inúmeros benefícios, como:

  • Mais clientes: com um site provendo conteúdo de qualidade, é possível atrair novos clientes e aumentar a abrangência do público-alvo. Porém a qualidade deve ser mais importante que a quantidade, procurando sempre o melhor conteúdo para os visitantes.
  • Vantagem na competição de mercado: utilizar as técnicas digitais para realizar o marketing de maneira correta pode dar alguma vantagem contra os seus concorrentes, porém, para ficar sempre à frente, é necessário investir em geração de valor, pois é o melhor modo de atrair o cliente até seus produtos.
  • Mais alcance: a globalização permite que pessoas de todo o mundo visitem seu site e conheçam sua empresa. Dessa forma, é possível ampliar os horizontes e conquistar clientes em qualquer parte do planeta.
  • Mais contato com os clientes: o relacionamento com os clientes, sejam antigos ou novos, é muito importante para aumentar a credibilidade de uma empresa. Com o marketing digital, é possível melhorar isso, principalmente com as redes sociais e o Mailmarketing.

Os 8 Ps do marketing

como-funciona-marketing-digital-05

Para conseguir um melhor resultado, é necessário seguir alguns passos, conhecidos como os 8 Ps:

  • Pesquisa: consiste em conhecer o público-alvo, estudar as pesquisas mais comuns nessa área, as necessidades dos possíveis clientes, enfim, informações que vão construir o perfil do público desejado.
  • Planejamento: é recomendado, também, criar um plano de ação que vai direcionar o progresso do marketing, focando em estratégias específicas. Sem um plano, é possível ficar desnorteado e acabar escolhendo um caminho com poucas oportunidades.
  • Produção: o conteúdo é o que a empresa oferece para seus clientes, podendo ser em forma de artigos, vídeos, entre outros. Ter um plano de produção de conteúdo de qualidade faz a diferença, já que possibilita conseguir sempre alimentar o ambiente virtual com qualidade, atraindo mais visitantes.
  • Publicação: pode parecer óbvio, mas esse conceito é muito importante para um marketing digital Publicar os conteúdos produzidos buscando otimizar a busca deles é uma estratégia que permite um melhor acesso ao seu ambiente virtual.
  • Promoção: é importante se lembrar dos dados pesquisados no primeiro passo. Com as informações do público-alvo, é possível promover o conteúdo publicado nos canais mais adequados para cada setor.
  • Propagação: com as redes sociais e a facilidade de compartilhar informações, é possível utilizar os próprios clientes para criar uma rede de viralização de conteúdo, atingindo públicos em âmbito global.
  • Personalização: com a definição do perfil do público-alvo, é possível personalizar o conteúdo apresentado utilizando uma linguagem que aproxime o cliente e, com isso, promovendo um ambiente mais convidativo.
  • Precisão: os dados coletados para medir o desempenho das campanhas de marketing servem para dar uma ideia do que funciona ou não. Dessa forma, é sempre recomendado analisar esses dados e se adaptar continuamente, promovendo mais eficiência e ótimos resultados.

Os principais canais do meio digital para promover conteúdos

como-funciona-marketing-digital-03

Existem vários meios de entrar no mundo digital, sendo que a escolha de qual utilizar varia de empresa para empresa:

  • Blogs: funcionam muito bem com micro e pequenas empresas, já que demandam poucos recursos financeiros e possibilitam o controle total da página. É um ótimo meio de iniciar com o marketing digital.
  • Mídia display: os anúncios são comuns na internet, e muitas empresas os utilizam para promover seus produtos e suas ideias. Esse tipo de mídia é o mais semelhante ao marketing de revistas e outdoors (Outbound Marketing, ou Marketing de interrupção).
  • E-mail marketing: muito utilizado para divulgar produtos, essa mídia funciona muito melhor quando está relacionada a um recurso de assinatura digital em vez de listas de e-mails pagas (Evite essa prática ao máximo!).
  • Redes sociais: é um dos principais meios de publicidade nos últimos anos. Com um bom conteúdo, é possível conseguir uma rede de propagação muito grande e rápida.

Ainda existem outros meios, como a publicidade nativa, vídeos etc. A decisão do meio de divulgação vai variar conforme o público-alvo, sendo que utilizar múltiplos meios pode funcionar muito bem também.

Para saber corretamente por qual rede social começar, é necessário saber primeiramente em qual rede o seu público-alvo ou Persona se encontra. Ter essa visão do seu consumidor bem mapeada, fará a sua estratégia de Marketing ser muito mais assertiva.

 

Como monitorar a eficiência do marketing?

como-funciona-marketing-digital-02

O mercado muda a todo o momento. Desse modo, as empresas precisam se adaptar a cada instante, alterando conteúdos, publicando em diferentes meios etc. Para saber a hora certa de mudar, existem alguns medidores que vão avaliar se a estratégia funciona ou não:

  • Engajamento: essa métrica pode ser aplicada em diferentes canais de mídia, dando um aspecto da qualidade do conteúdo, por meio do tempo de permanência de um visitante no site, ou então pela taxa de cliques nos e-mails ou até com a quantidade de visualização dos vídeos. Com essa análise, é possível identificar problemas de qualidade no conteúdo. Você pode, por exemplo, através do Google Analytics ter todas essas métricas. Falaremos em um outro artigo sobre essa ferramenta em detalhe.
  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC): essa análise permite avaliar a eficiência do marketing em comparação ao custo investido. Se o custo estiver muito elevado, é possível alterar o meio de publicação de conteúdo e otimizar a sua estratégia, para que se possa fazer mais com menos.

Ainda existem outras métricas, como taxas de conversão, custo por clique, taxa de compras etc. Cada medida se adapta mais a uma ou à outra necessidade, variando conforme a empresa e o público-alvo.

 

Concluindo

como-funciona-marketing-digital

Quer saber mais sobre o marketing digital e como ele pode salvar sua empresa? Na Avante, fazemos um planejamento estratégico completo para que você possa atingir os seus objetivos de forma mais rápida e eficiente. 🙂

Coloque o seu comentário abaixo e deixe sua sugestão, pode inclusive mandar um e-mail, usando esse link. Seu contato é muito importante para nós.

Guilherme Fellet- CEO e Diretor de Arte da Avante Marketing Digital